SUZANO, POR QUÊ?

Imagem relacionada

Muitos culpam os vídeos, outros acham coisa do demônio; uns veem a família quebrada e vários censuram a Dark Web ou o bullying. Tudo isto é uma ilusão a encobrir onde mora a verdade. Cada qual busca a verdade que é capaz de suportar. Ela mora à cabeça das pessoas, na sua conta bancária a ser preservada ou na auto-exclusão de responsabilidades. 

Suzano, não há porquês para ti! O erro em procurar as razões para a barbárie, está no fato de as buscarmos fora do humano. Não é este o caminho, porque as razões estão, isto sim, lá dentro. Portanto, igual ao bem, o mal se situa ‘dentro’ do humano; faz parte do pacote. Há uma pulsão pelo mal, na qual, junto com a do bem, misturam-se desejos, prazeres, sofrimentos. A nossa vã inteligência nunca, nunca compreenderá tais contradições.   

Admiro Freud quando vê nisto ‘impulsos instintuais’.   

Não há possibilidade de sabermos o que aconteceu naquelas mentes assassinas; só hipóteses. O mal e o bem estão guardados em segredo na (inter) subjetividade. Só eu e minha psicanalista sabemos do ‘meu’ mal e do ‘meu’ bem. Mas, seria a razão a responsável por diminuir o mal? Não, o mal subsiste à razão; ele é mais e maior. Em alguns há o prazer em praticar o bem; outros, praticam o mal com prazer. Assim, os mortos na 2ª Guerra somam 80 milhões; e não havia vídeos, nem bullying…

O humano é o único animal que mata outrem sem ser por fome e, por vezes, o faz por ‘amor’. É o único animal que se suicida, mata em quantidade e destrói a própria casa. Pena.

Então, o humano continua o mesmo? Sim, aquém e além, encarcerado na sociedade {seu espelho}, ele é pleno de contradições e ambivalências, de amores e matanças, amizades e carnificinas, afetos e ódios, de alucinações e lógicas.

Fazer o quê? 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s