DE MARIANA A BRUMADINHO. A LÓGICA DO IMPENSÁVEL

Resultado de imagem para DESASTRE EM MARIANA

Na cidade de Santa Bárbara, na madrugada de 28 de novembro de 2015. Hotel Florenza. 2h39.
Texto escrito ali e lido, às 9h15, no início de uma palestra para cerca de 400 educadores da Rede Municipal de Educação desta cidade, a qual fica a poucos quilômetros de Mariana.


“Nós, os abaixo assinados, declaramos que morremos não por causas indeterminadas, mas por absoluta falta de vergonha de diversas e diferentes pessoas.
Nós, mortos e assassinados, mesmo sem poder para tanto, depomos de seu cargo a Presidenta do Brasil, que demorou 7 dias para se dignar vir nos visitar e, hoje, passados 23 dias do acorrido, não tomou as medidas drásticas que a grandeza de seu cargo exigiria. Destituímos os Ministros de Estado, todos aqueles responsáveis diretos. Depomos o Prefeito da cidade de Mariana, seus secretários e seus fiscais, todos (i) responsáveis. Mandamos para a prisão os presidentes ou donos das 3 empresas: Samarco, Vale e BHP Billiton.
Pedimos ao povo brasileiro que, por nossas mortes, não façam um minuto de silêncio, todavia saiam às ruas para protestar. Pedimos que sejam suspensas as festas de fim de ano e as do carnaval, pois o país está de luto.
Assinam:
 Nós, dezenas de pessoas assassinadas na cidade de Mariana, as que nem puderam ser reconhecidas e as ainda desaparecidas.
 Eu, o Rio Doce, morto e sepultado.
 Nós, das 300 toneladas de peixes asfixiados e já sem vida.
 Toda a fauna local.
 Todas as casas e pertences dos moradores do pacato e pacífico Distrito de Bento Rodrigues, o seu solo, as suas árvores e os animais mortos.
 E por fim, nós, as águas de dezenas e dezenas de quilômetros de um oceano pacífico, que cerca este país pobre, hoje de luto e envergonhado”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s